Ao abrir a embalagem cartonada, você encontrará os seguintes materiais:
- 10 saquinhos plásticos de cor preta nas dimensões 10 x 20 cm
- 01 saquinho com sementes da espécie escolhida
- 01 saquinho com adubo mineral para ser misturado ao substrato que será colocado dentro do saquinho para cultivo da muda.
Procedimentos para produzir a muda:
-
Ao abrir a embalagem cartonada, retire todo o seu conteúdo.
-
Observe que a embalagem, como mostrado no vídeo, se transforme em um berçário.
-
Coloque a areia (comum lavada), conforme mostrado no vídeo. Certifique-se de que esta areia não esteja contaminada. Se tiver duvida, proceda a esterilização da areia. Coloque-a em uma panela e despeje 1 ou 2 litros de água fervendo e deixe esfriar naturalmente. Depois transfira a areia tratada para a embalagem
-
Retire as sementes de sua embalagem plástica e enterre-as completamente na areia.
-
Irrigue o berçário diariamente, observando para que a areia fique sempre bem úmida. Na pratica, você deve colocar água até o ponto em que se observa o escorrimento do excesso pelo fundo da embalagem cartonada.
-
A embalagem com a areia e as sementes deve ser colocada em local onde receba luz solar ou artificial (lâmpada) direta ou indiretamente. Exemplo: janela do banheiro ou da área de serviço.
-
O tempo de germinação das sementes varia de espécie para espécie. Mantendo a areia úmida como descrito no passo 5, aguarde a germinação das sementes e continue irrigando até que as mudinhas atinjam 06 a 12 cm de altura (conforme mostrado no vídeo) ou, se for o caso, tenha pelo menos 2 a 4 folhas definitivas. Neste ponto elas já podem ser transplantadas para o saquinho.
-
Prepare o substrato que será colocado dentro do saquinho da muda: 1 parte de terra vegetal ou húmus + 1 parte de areia + adubo mineral. Misture tudo em uma bacia e encha o saquinho todo.
-
Retire a mudinha do berçário, tomando o cuidado para retirá-la com um “torrão” de areia; ou seja, leve o maior volume de raiz possível. Plante então a mudinha dentro do saquinho, fazendo um buraco centralizado e, depois de colocar o “torrão” com a mudinha, faça uma leve compactação para deixá-la bem firme dentro do saquinho.
-
Após o transplante para o saquinho, você deve continuar irrigando diariamente, mantendo-a no mesmo local. Cada espécie tem um tempo certo de desenvolvimento dentro do saquinho antes de ser plantada no local definitivo. Isto pode variar de 3 meses a 1 ano. Consulte no site, clicando no nome da espécie que você esta produzindo, para saber o tempo certo de produção da muda.