top of page

Nome Científico: Ceiba speciosa
Nome comum: Paineira-rosa, Árvore-de-lã, Árvore-de-paina, Barriguda, Paina-de-seda, Paineira, Paineira-de-espinho, Paineira-fêmea.

Família: Bombacaceae

 

É uma árvore de até 30 metros de altura, tronco cinzento-esverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos, muito afiados nos ramos mais jovens.

 

O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila (fazer fotossíntese) e tem coloração esverdeada até quando tem um bom porte; isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas; é comum, também, paineiras apresentarem uma espécie de alargamento na base do caule, daí o apelido "barriguda".

 

As folhas são compostas palmadas e caem na época da floração. As flores são grandes, com cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Há uma variedade menos comum, com flores brancas.

É utilizada na confecção de canoas, cochos, gamelas, cepas de tamanco, caixotaria e no fabrico de pasta celulósica. A paina é muito utilizada usada no enchimento de colchões e travesseiros.

 

Bioma de ocorrência natural: Mata atlântica

Para adquirir seu kit

clique no botão abaixo

CONTATO

Telefone para contato: (31) 9 8831-0988

                                     (31) 3892-5944

E-mail: contato@florestasnativas.com.br
            coletadores@florestasnativas.com.br

Auran Serviços Holisticos Ltda
bottom of page