Nome científico: Cassia grandis
Nome comum: Acácia Rosa
Bastante utilizada na arborização urbana pela sua beleza, rápido crescimento e rusticidade. O porte é considerado médio a grande, sendo que os maiores indivíduos alcançam 30 metros de altura, porém na média não passam dos 20 metros. O tronco pode ser único ou múltiplo, é tortuoso, curto (cerca de 8 metros de altura), cilíndrico e pode chegar a um diâmetro de 100 cm.
A casca é de cor marrom, fissurada e com textura áspera, apresentando pouca descamação. A floração ocorre entre Agosto e Novembro, com a árvore ainda quase que totalmente despida de folhas. No paisagismo, a cássia-rosa é ideal para grandes espaços, como parques, praças, sítios, etc.
O florescimento exuberante se destaca na paisagem, chamando a atenção daqueles que a observam. Seu crescimento é considerado de moderado a rápido e admite podas.
Não convém utilizá-la na arborização de calçadas sob a fiação elétrica ou pequenos jardins residenciais, devido ao elevado porte da espécie. Interessante também manter a uma distância segura de construções, tubulações subterrâneas e pavimentações, pelo dano que as raízes podem provocar. É uma espécie melífera e que atrai a fauna silvestre devido à polpa adocicada das vagens. Pela sua grande capacidade de rebrote, com múltiplos troncos, também pode ser utilizada como cerca-viva, principalmente em áreas de pastagem.
Bioma Mata Atlântica